Hoje foram publicados novos dados sobre a crise económica em Espanha. Os dados são relativos ao último trimestre de 2008, e revelam sintomas de uma recessão grave. De facto, alguns dos indicadores económicos apresentam valores históricos pela negativa. Por exemplo:
- O número de desempregados a 31 de Dezembro era o mais alto de sempre, 3.128.963, com crescimentos mensais de “recorde histórico”. Só em Dezembro, quase 140.000 pessoas ficaram sem emprego, e a taxa média diária no trimestre foi de 5.500 novos desempregados por dia. A pesar disso, a taxa de desemprego fica pelos 11,3% sobre um total de 23 milhões de população activa. O pior dado histórico data de 1988, quando a população activa era de 15 milhões e a taxa de desemprego 20%;
- O Índice de Produção Industrial (IPI) de Novembro teve uma queda de 15,1% em comparação com o mesmo mês de 2007. Este dado é o pior nos 16 anos de história moderna do índice, que foi iniciada em 1993, sendo que o dado relativo a Outubro não tinha sido melhor, com uma descida de 12,9%. Esta redução é o sétimo valor negativo consecutivo apresentado pelo IPI em 2008;
- Por sector industrial, os piores dados do IPI são os da construção automóvel (-39,3%, e que já tinha sido -29,2% em Outubro), metalurgia (-32,8%), fabrico de equipamentos de escritório e equipamentos informáticos (-30,8%) e fabrico de móveis (-30,1%).
Estão por chegar dados do consumo, mas estes valores da oferta podem servir para caracterizar a procura. E parece que, de facto, as reduções de procura estão a ser muito elevadas.
Para acabar, só lembrar que Espanha é o principal parceiro comercial da nossa República (sim, permitam-me usar o “nossa”), pelo que as “ondas de choque” também se vão sentir por cá, mais tarde ou mais cedo. Nestas condições, lembro-me de uma frase do filme “Master and Commander” que me parece perfeita:
“LADS, YOU BETTER HOLD FAST!!!”
Para mais informações, podem consultar:
http://www.elmundo.es/mundodinero/index.html
http://www.elpais.com/economia/
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
De facto a crise está aí, finalmente percepcionada por todos. Ontem mesmo foram divulgados níveis mínimos históricos do indicador de confiança do instituto de estatística português. Os dados sobre o índice de produção industrial referentes ao mês de Novembro saem na próxima 2ª feira. Vamos esperar o que eles nos dizem...
Uma correcção, os dados do índice de produção industrial português (IPI) para o mês de Novembro já sairam no dia 31 de Dezembro. Registaram uma variação homóloga negativa de 6,2% (-3,3% para Outubro). É a crise, se bem que não com a mesma intensidade dos valores mostrados para o mesmo indicador em Espanha. Hoje o que saiu foi um outro indicador, referente à produção na construção e obras públicas. Já agora, este indicador registou uma taxa de variação homóloga negativa, desta feita de 1%. O IPI de Dezembro sai a 20 de Janeiro. As minhas desculpas pelo lapso.
Enviar um comentário