quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O direito à propaganda


Uma associação ateísta britânica resolveu usar os meios publicitários para "passar a palavra". Assim, decidiu usar os painéis laterais dos autocarros e neles colar o poster da foto. Traduzindo: "Provavelmente Deus não existe. Agora deixe de preocupar-se e aprecie a vida."

A British Humanist Association (BHA) entendeu ser esta uma forma eficaz da sua mensagem chegar aos londrinos. Esta associação conta com o apoio de um conhecido ateu, o Professor Richard Dawkins, autor do livro "The God Delusion".

A liberdade de expressão é um direito e a verdade é que esta acção não transgride nenhuma lei, nem tem um texto cuja mensagem seja ofensiva. Mas é claro que vai ser polémica, mesmo num país liberal como Inglaterra.

Como seria num país do Sul da Europa, como Portugal? ou num país de Leste? ou na Índia? ou então num país árabe?

Seja como for, a BHA conseguiu o seu propósito de dar-se a conhecer. É este o grande alcance da publicidade, especialmente a polémica.

5 comentários:

GreenFlag disse...

Como católico (para mim, católicos só há os praticantes) parece-me muito bem a campanha. Cada um tem o direito de expressar e manifestar livremente as suas convicções. Aliás, acho muito interessante o facto de se preocuparem com a não-existência de algo, neste caso Deus. Pessoalmente preocupo-me mais com aquilo que existe, nomeadamente... Deus.

Olho de Vidro disse...

De facto, já está a acontecer num país do sul:
http://www.elpais.com/articulo/cataluna/buses/Barcelona/llevaran/dias/publicidad/favor/ateismo/elpepiespcat/20090103elpcat_2/Tes

Olho de Vidro disse...

Parece que o link que inclui no comentário anterior não está muito bem editado...

Basicamente, uma associação de ateus de Barcelona contratou esta mesma publicidade com a empresa de transportes públicos da cidade. A frase está afixada neste momento em 2 autocarros urbanos.

Eu concordo com o Exmo. colega de blog RightWing. Acho mais lógico dedicar energias e dinheiros a coisas palpáveis que existem, e não desperdiçar recursos em coisas que não existem (nomeadamente... Deus).

DelhiVoice disse...

Pois é, caros amigos, afinal em Espanha a febre dos autocarros-mensagem está em alta. A resposta dos crentes (http://www.elpais.com/articulo/espana/evangelicos/contraatacan/autobus/cristianismo/elpepiespcat/20090107elpepunac_6/Tes) é a frase: "Deus existe sim. Aprecia a vida em Cristo."
O que se seguirá?

Olho de Vidro disse...

Seguramente algo do estilo "Estou-me a cagar para este assunto. Vou de férias"...