Tal como noticiado no jornal Público, o Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de fazer uma actualização das suas últimas previsões económicas. Só este facto - o da actualização - é importante.
O FMI costuma fazer dois exercícios destes num ano. A última "normal" foi feita em Outubro de 2008. Mas a conjuntura internacional como que "obrigou" a que se fizesse uma actualização em Novembro de 2008 e outra agora em Janeiro de 2009.
E o que diz o FMI? Revê, uma vez mais, as perspectivas de crescimento do produto mundial em baixa (uns míseros 0,5%) e diz que as economias desenvolvidas estão a sofrer a maior recessão desde o fim da 2ª Guerra Mundial.
Estas revisões intercalares apresentam valores apenas para países ou blocos regionais seleccionados. Desta forma não é possível ver novas previsões específicas para Portugal. De qualquer forma é possível ver dados sobre os nossos parceiros comerciais mais importantes (como, por exemplo, a Espanha). E as coisas não estão nada famosas. Mais informações podem ser obtidas aqui, no site do FMI.
Se entretanto não houver mais uma “necessidade” em rever as previsões entretanto feitas, teremos um novo exercício em Abril de 2009. Desta vez com valores e previsões para Portugal.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário