Há pouco tempo geraram grande polémica as palavras do Cardeal Patriarca de Lisboa a propóstio do perigos do casamento de mulheres ocidentais com homens muçulmanos. Não vou entrar de novo nessa polémica, mas para que se tenha uma ideia de quão acertadas forem essas palavras sugiro a consulta ao site da The Social Institutions and Gender Index (SIGI) (clique aqui), da OCDE. Trata da questão da igualdade de género e da protecção dos direitos das mulheres um pouco por todo o mundo (países em desenvolvimento). Obviamente que o(s) problema(s) em análise não se restringem aos países muçulmanos, mas é interessante analisá-los. Já agora, e porque está na moda criticar e causticar os países desenvolvidos (chamado mundo ocidental), seria bom perguntarmos porque estão excluídos desta lista. Boa consulta.
PS: Como o Dekuip já referiu, os rankings valem o que valem, mas é sempre interessante analisá-los, tendo presente os pressupostos em que se baseiam. Acabam por ser mais uma forma de comparação.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Sim, os rankings valem o que valem. Um exemplo: o Cazaquistão é terceiro no ranking (i.e., o terceiro melhor em termos de protecção das mulheres, de acordo com o ranking) e a principal religião nesse país é o Islão.
Enviar um comentário