quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quem tem medo da inflação? (II)

Afinal o BCE surpreendeu toda a gente (incluo-me no lote, como se pode ler aqui) e vai proceder, à semelhança do que o Bank of England e o FED norte-americano têm vindo a fazer, à compra de obrigações para injectar mais liquidez na economia. Desta feita de uma forma directa e não através dos bancos. Aqui está a parte relevante da declaração de Jean-Claude Trichet, governador do BCE:

...The Governing Council has decided in principle that the Eurosystem will purchase euro-denominated covered bonds issued in the euro area. The detailed modalities will be announced after the Governing Council meeting of 4 June 2009.... (o texto integral pode ser lido aqui)

Uma decisão inédita na história do BCE. Apesar do "in principle"... Saúda-se a decisão, pois é um sinal de que lá para os lados de Frankfurt não são assim tão insensíveis à conjuntura económica como isso.

Afinal de contas o BCE não tem tanto medo da inflação. Pelo menos não tanta como a do Bundesbank!

1 comentário:

RightWing disse...

Pessoalmente, considero que as mexidas nas taxas de juro de referência (FED e BCE) quando elas se encontram abaixo de 1% têm um efeito absolutamente marginal. Posso estar enganado, mas a actividade económica (leia-se investimento) reage muito pouco a esses estímulos e corre-se o risco de perder esse instrumento. Já a compra de títulos/obrigações parece-me mais interessante.