O Jornal de Negócios tem no seu site um quiz (em excel) para detereminar se o user é um economista de direita ou de esquerda.
Em poucas perguntas, apura uma pontuação que dirá se são mais ou menos adeptos da economia de mercado.
Façam o teste e digam o vosso score. Eu atingi 70 pontos e o resultado disse: "Acredita no mercado quanto baste. É um crítico das teorias e aplica-as conforme as considera mais ou menos sensatas. É acima de tudo um pragmático. Pode dedicar-se à política."
O link para o quiz está aqui.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
50. Apesar de simplista, e tendo várias pessoas efectuado o teste, posso dizer que, grosso modo, os resultados coincidiram com o seu posicionamento "face ao estado/mnercado". Pessoas mais liberais estiveram pelos 45/50. Pessoas mais "estatizantes" pelos 55/60. O facto dos resultados andarem muito em redor dos 50/55 deriva, claro, da simplicidade da resposta nem sempre corresponder à complexidade do tema.
Meus amigos, fiz o teste e fiquei muito preocupado: tive 45!!! Será que sou um liberal recalcitrante, e eu sem saber disso??!! Não pode ser!!! Só posso atribuir o meu resultado à simplicidade das perguntas e respostas... Se forem mais do tipo "acredita na constituição de um poderoso Estado Galego Independente" ou "acredita na dominação global do Estado Galego Independente", é claro que eu serie muito mais "estatizante"...
Obtive 50 pontos. Refiz o teste só para ver o que obtinha caso respondesse sempre "não fazer nada, o mercado irá solucionar tudo" e obtive 5 pontos.
Bolas, DeKuip, 5 pontos não é de ultraliberal, é de "nihilista económico"...
Também tinha feito esse exercício: totalmente liberal ou totalmente "estatizante" e posso dizer que no primeiro caso também cheguei a 5 pontos. No segundo caso obtive o pleno: 100 pontos. Oh Olhe de Vidro, mais liberal que eu???!!! E o Dekuip tão liberal como eu?????!!!! Devo estar com problemas identitários!!!!!
Só quer dizer que o teste é uma treta. Mas divertido.
O "pode-se dedicar à política" aparece em quase todos os scores. Estarão com falta de gente na política?
Se aparece em todas deve ser para percebermos que a política dá para qualquer um. Nada que não se soubesse.
Então e o teu resultado, DelhiVoice?
He, he, he!!! Sem dúvida, o resultado do DelhiVoice foi: "Indian!". E, evidentemente, acrescido com o já conhecido "pode-se dedicar à politica"...
O meu resultado?! Está no post.
Caros paineleiros,
Obtive uns expectáveis 70 pontos.
De facto simples, mas com resultados engraçados.
E de facto parece que a política necessita de "gentes novas"...
Enviar um comentário