quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Publicidade enganosa

Circunstâncias várias fizeram com que eu percorresse algumas localidades do sul ao centro do país num único fim-de-semana. Antes destas deslocações, já tinha reparado que muitos dos outdoors e publicidade política colocada em Lisboa por causa das eleições europeias ainda não tinha sido retirada. O que não sabia era que este parece ser um facto consumado por todo o país.

Não que eu não goste de outdoors. Não. Como consumidor, gosto que que me apresentem bons produtos. Gosto de teasers inteligentes e aprecio, como qualquer mortal, as boas campanhas de publicidade.

O que já não gosto tanto é de ver publicidade com produtos que já não estão à venda. Coisas anacrónicas, com outdoors desbotados pelo sol. Não, para mim, isso é poluição visual, publicidade enganosa.

É o que se passa com os outdoors com deputados e frases referentes às eleições europeias que ainda se vêem por este país fora. Não deveriam ter sido retirados logo após as eleições? Pensava que existia uma lei qualquer que obriga os partidos a retirarem todos os cartazes após as eleições... Se calhar estou enganado. Afinal de contas este ano vamos ter uma orgia de eleições. E pelos vistos de cartazes e de publicidade política também!

Sem comentários: