terça-feira, 28 de julho de 2009

Os agitadores carreiristas

Engraçado este pequeno artigo - chamado Quanto mais agitadores e rebeldes, mais carreiristas - que pode ser lido aqui no i on line. Foi escrito por um jornalista italiano e reporta-se à realidade italiana.

Diz que os líderes carismáticos são uma raridade porque, ao invés dos agitadores carreiristas, combinam a humildade com uma visão verdadeiramente alargada do mundo onde vivem. Acreditam realmente que podem melhorar as coisas. Os agitadores, esses, procuram agitar as multidões pois acreditam que são melhores do que os que estão no poder. (Se acreditam que são melhores, onde é que fica a humildade?) Também não acreditam verdadeiramente que podem mudar as coisas pois bastas vezes vemos que, mal a crispação do momento passa, são dos primeiros a acomodarem-se e a tratar, como o comum dos mortais, da sua vidinha...

Não sei se este jornalista italiano terá cem por cento razão. Certo, certo é que também eu conheci alguns destes agitadores "carreiristas". Ou melhor, conheço as suas histórias, pois quando me cruzei com eles já estavam há algum tempo "acomodados" em posições de relevo aqui e ali.

Mas o pequeno artigo leva-me a pensar no seguinte: se a humildade e a visão de um mundo melhor são de facto características raras de serem encontradas numa única pessoa, não estaremos condenados a sermos governados quase sempre por líderes sem carisma?

Sem comentários: