quarta-feira, 24 de março de 2010

Europa (II)



Voltando ao tema postado pelo emérito colega DeKuip há um par de semanas sobre o que é a Europa, apresento hoje uma entrevista a José Enrique Ruiz-Domènec, historiador especializado na idade média, que acaba de publicar um livro intitulado “Europa, las claves de su historia”.

A entrevista, publicada hoje no El País, apresenta uma série interessante de pensamentos sobre a origem da ideia de Europa, como conceito sociocultural, desde uma perspectiva histórica. Um ponto que chama a atenção é que o historiador não identifica o início do “sonho europeu” com o desenvolvimento do império romano, mas sim com a sua queda e a invasão dos povos bárbaros. A entrevista vale mesmo a pena, e pode ser lida aqui.

2 comentários:

DeKuip disse...

Vou ver se leio. Isto ultimamante tem andado muito apertado para leituras complementares... De qq maneira, um post bem a propósito, até porque hoje se decide se é a Europa que ajuda a Grécia, se é o FMI (o que seria caricato e muito revelador da actual força da ideia de Europa) ou se é uma solução "mista" que acode os helénicos.

rastanplan disse...

A meu/nosso imaginário Europeu, está muito ligado ao Império Romano do Ocidente, de onde decorre muita da nossa identidade e organização do território.

Há obviamente a questão Turca, ou melhor não só Turca mas Grega e dos Balkans, que partilham uma identidade própria, mas que eu não identifico como uma identidade Europeia-Ocidental.